terça-feira, 23 de outubro de 2012

Palestra voltada a disciplina e ao respeito!


   A Escola Rejane Sachette em parceria  com a 4ª Companhia do 13º Batalhão da Policia Militar, na data de 23 de outubro de 2012, recebeu o Sargento Meira, o soldado Valdecir e o Cabo França para realização de uma palestra voltada a disciplina, enfocando as regras da escola, o respeito aos colegas, funcionários e professores, o bulling, o ECA e o respeito ao momento cívico.
    Os alunos participaram da palestra, divididos em dois grupos: ciclo I no primeiro momento e ciclo II no segundo momento.
     A Vice diretora Lígia, apresentou o Sargento Meira, o soldado Valdecir e o Cabo França. Em seguida, pediu aos alunos que prestassem bem atenção na palestra e passou a palavra ao Sargento Meira. Este iniciou a palestra cumprimentando os alunos e apresentando o soldado e o cabo. Logo após, explicou de forma clara e objetiva em uma linguagem adequada aos alunos do ciclo I e II sobre a disciplina (regras da escola), bem como sobre o bulling e demais questões sobre respeito.
    Após a palestra, foi aberto a perguntas. Muitos alunos do ciclo II, perguntaram sobre o racismo, o bulling e algumas formas de desrespeito, querendo saber o que fazer, como denunciar e o diz a lei a este respeito.
    Depois das perguntas e respectivas respostas, ensinaram como se dobra a Bandeira Nacional e a posição para ficar durante a execução do Hino Nacional.
    Foi um momento especial, para nossos alunos, professores e funcionários.


    

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Símbolos religiosos

   Conhecendo os símbolos religiosos por meio de jogos.
   Veja mais na página de Ensino Religioso.

Educação Física e a África

A africanidade é trabalhada nas aulas de educação física, dentro do eixo luta, dança e jogos. É a amplitude e valorização da cultura africana, reconhecendo, valorizando o significado e ressignificando as práticas culturais daquele povo.

       Na área de educação física, desenvolvemos alguns jogos como: mancala, escravos de jó entre outros, que são da época da escravatura, onde os africanos  para amenizar o sofrimento, criavam cantigas de roda, jogos e brincadeiras.
       No conteúdo de luta, passamos o histórico da capoeira e das danças africanas, como: jongo e maracatu.
       A capoeira é a expressão cultural brasileira que mistura a arte marcial, esporte, cultura popular e música.
        Aos poucos os alunos estão aprendendo os passos do maculelê e uma música com o batuque, para apresentar aos demais alunos da escola, demonstrando a valorização dos africanos.
        Como incentivo, houve uma apresentação de capoeiristas na escola, demonstrando passos e golpes como: lua de costas, arpão, godeme, chibata entre outros.

V Festival Regional de Tênis

     
      Em 06 de outubro no Jardim Botânico, aconteceu o V Festival Regional de Tênis, onde os alunos tiveram uma tarde de troca de experiências com os demais alunos da Regional Bairro Novo. O evento durou a tarde toda e os alunos vivenciaram como realmente é o "esporte tênis".

      Na escola, o projeto acontece nas segundas feiras em contraturno. Tem por objetivo desenvolver o potencial dos alunos por meio de suas habilidades físicas, psicomotoras e de auto-estima. Contribui para a formação educacional, incentivando a prática regular do esporte, bem como a democratização da modalidade, em todas as camadas sociais.
     Uma tarde especial para os alunos que praticam o tênis nas escolas.


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os alunos da Escola Rejane, vão ao teatro.


      Em 9 de outubro de 2012, os alunos do 5º ano B acompanhados da professora Rosana Araújo Dias, embarcaram em uma viagem pelo fantástico mundo do teatro. Os alunos foram ao Teatro Guaíra assistir a peça “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos” da Cia. Do Abração.
    A sessão teve início as 10 horas, todos estavam ansiosos aguardando o  espetáculo.
    Em culminância com o projeto “Jornal”, em sala de aula, os alunos estarão realizando atividades sobre a peça assistida (texto informativo, texto de opinião sobre a peça entre outros) que posteriormente serão postadas no Blog, na página da escola e no jornal eletrônico.
     Acompanhem as próximas atividades que serão postadas pelos links abaixo:




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

JORNAL: RECURSO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA.

     Com o intuito de desenvolver as habilidades leitoras dos alunos e favorecer subsídios para produção de textos adequados aos diversos contextos escolares, a professora Rosana Araujo Dias e a professora Viviani de Fátima Glok, iniciaram no início de agosto o projeto "Jornal".
     A professora Rosana levou a sala de aula, vários exemplares de jornais (Gazeta do Povo, Jornal do Bairro, Jornal do Servidor, entre outros.) para que os alunos percebessem que cada tipo de publicação e direcionada a um tipo de leitor, mostrando que as publicações podem ser mensais, semanais ou diárias atingindo um grande público de leitores pelo mundo a fora.
     Na 1ª etapa do projeto JORNAL , promoveu-se estudos sobre os conteúdos de leitura e escrita de textos jornalísticos entre os professores envolvidos no projeto.    A complexidade dos textos, levou nos a trabalhar no primeiro momento com o texto informativo, charges e textos de entretenimento, direcionados ao tema Folclore.  O professor regente, propiciou aos alunos, contato frequente com os diversos gêneros. No laboratório de informática, os alunos foram cadastrados no jornal online extra,extra, e iniciaram o trabalho pesquisando notícias histórias, vídeos... As aulas seguintes, conheceram as charges, e cada alunos elaborou uma frase sobre o folclore para inserir, postar no jornal online.
     A 2ª etapa, foi criar um jornal mural, no pátio interno da escola, para que os demais alunos acompanhassem as produções sobre o tema Folclore. Para a comunidade e pais em geral, confeccionamos um jornal impresso, entregue na saída da escola para os pais e no comércio ao redor da escola. 
    Os trabalhos ainda continuam e em novembro teremos uma nova tiragem de jornal impressa para ser entregue a comunidade. 
Acompanhe os trabalhos também pela página da escola e pelo jornal online Extra,extra. (Acesse o link no blog da escola.)

Alunos entregam aos pais no portão da escola a primeira tiragem do jornal. 


terça-feira, 2 de outubro de 2012

Projeto ARTE CIRCENSE

              Projeto é orientado pela professora Renata Portella Bassani, com o intuito de melhorar questões relacionadas a aprendizagem e ao comportamento. O mesmo está sendo realizado em horário de contraturno.
              Desenvolve atividades que geram atitudes com potencial educativo que não se limitam apenas no controle do corpo.Durante o processo de ensino e aprendizagem, os alunos desenvolvem diferentes aspectos pessoais, como a sensibilidade na expressão corporal, a cooperação, o desenvolvimento da criatividade, a melhora da auto-estima.Fazendo com que os alunos descubram por meio da arte circense sua expressividade, equilíbrio e coordenação, noções de formas e quantidades, diferenças e igualdades, e apreciação musical.
            Os alunos que participam, comentam que adoram.