sexta-feira, 22 de março de 2013

CHOCOLATE – “ENERGIA QUE DÁ GOSTO”


             O chocolate está em alta.
            Próximo à Páscoa vemos chocolate por todo lado, de todas as cores e gostos.
            Mas como podemos consumir esse alimento energético e delicioso?

        A partir do tema CHOCOLATE e apresentação da música do Tim Maia - Chocolate, alunos do 5º ano A, desenvolveram atividades de leitura, oralidade, escrita e análise linguística na área de Língua Portuguesa.  Discutiram sobre os diferentes sabores do chocolate, seus benefícios e outros aspectos.  Despertados pela curiosidade de experimentar o sabor mais puro do chocolate, foram desafiados a experimentar um achocolatado especial. Um achocolatado com 50 % de cacau. Saborearam o achocolatado com leite, conheceram a receita de como se faz a bebida. Realizaram diferentes atividades na área de Língua Portuguesa criando até uma paródia para a música trabalhada. Outras atividades serão realizadas com o mesmo tema: análise de ofertas de ovos de chocolate, cálculos e atividades de matemática; leitura de outros gêneros textuais envolvendo o tema. Aulas com sabor bem doce!!

                   “ O chocolate tem cheiro bom, de quero mais!” – Alunos do 5º ano A.

              “ Uma aula com sabor de quero mais!” Professora Marisete  M. Lemes Bortolan




Músicas CHOCOLATE - Tim Maia


Música a ser trabalhada com os alunos na sequencia de atividades sobre o chocolate.

Luan Santana - Chocolate





A importância da Água


           Uma aula diferente com a professora Irene Del Conte em Ciências.

Os alunos da Escola Rejane ficaram encantados ao saber que hoje 22 de março é o Dia Mundial da Água.
          O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992.
           A professora Irene Del Conte, planejou uma aula diferenciada aos alunos. Durante essa aula, mostrou figuras, musicas e mostrou a importância da água em nossas vidas.
           Falou da Declaração Universal dos Direitos da Água:

                 Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

Para finalizar, cada aluno confeccionou um mini livro em formato de gota d’água, exercendo sua cidadania na saída da escola, pois os mesmo foram conversar com os pais que aguardavam a saída de seus filhos. Os alunos explicaram sobre a importância da água e seus benefícios aos pais, entregando um mini livro à eles.

Uma atitude de valorização ao respeito e ao próximo...

Parabéns a professora Irene pela iniciativa (Viviani de F. Glok)

Assista vídeo Planeta Água e Economize água... Ajude a preservar o meio ambiente.






quinta-feira, 14 de março de 2013

“Um por todos e todos por um !”. Um exercício de cidadania.


               A partir da reflexão sobre direitos e deveres dos alunos na escola, alunos do 5º ano A,  vivenciaram questões de cidadania a partir da reflexão da famosa frase utilizada no Romance “ Os três mosqueteiros” – Um por todos e todos por um. Esse sem dúvida deveria ser a base da convivência em sociedade. A relação com o meio ambiente e com as outras pessoas foram a base das discussões em sala de aula, sendo lançado o seguinte desafio: que ação imediata os alunos do 5º ano poderiam realizar para exercer a cidadania?
Surgiu aí a ideia de fazer algo no espaço da Vila Tecnológica, que os próprios alunos utilizam em seus momentos de lazer e nas atividades esportivas fora do horário da escola, decidiu-se por limpar este espaço.
            Munidos de luvas de borracha, sacos de lixo e pazinha, os alunos saíram em campo com o objetivo de transformar o local em um ambiente mais agradável e limpo.
            Durante uma hora, exploraram o local em busca de lixo que prejudicasse aquele ambiente. Muitas coisas foram encontradas: butuca de cigarro, garrafas plásticas e de vidro, cacos de vidro, restos de material de construção, papéis, plásticos e até um encosto de cadeira. Ao final  um aprendizado importante: Se cada um fizer a sua parte poderemos ter um ambiente muito mais preservado e uma sociedade mais justa. Como o lema dos  três mosqueteiros: “Um por todos e todos por um”, estabelecendo ações coletivas conscientes, respeitando-se o direito do outro e entendendo seu próprio dever na sociedade contribuiremos muito para a construção de uma comunidade mais íntegra nos seus valores internos.

Relato:
“ O importante é termos feito a nossa parte e contribuído para que a Vila ficasse mais limpa e bonita, mesmo sabendo que talvez daqui há pouco tempo o lixo pode voltar pelas mãos dos próprios moradores e frequentadores da praça” – Alunos do 5º ano A.


“Será que logo não sujarão novamente? O que adiantou termos limpado? Adianta pelo fato de termos feito uma ação boa,  fizemos a nossa parte.” Aluno: Felipe – 5º ano A.

“Parabéns turma,  pela atitude. Foi uma ação muito legal pelo bem estar de todos os que frequentam a praça”  Diretora da escola: Carla.

             

            Sendo assim, viver em sociedade não é uma tarefa fácil, exige paciência, ação coletiva e reflexão.
            Não basta viver em comunidade é preciso conviver de maneira harmoniosa com as pessoas e o meio ambiente que nos cerca.
            Discutir ações de cidadania antecede ao ato de defender direitos individuais e coletivos. Não se tem direito adquirido sem o dever cumprido!
               
                                Alunos do 5º ano A -  Professora Marisete M. L. Bortolan 

                                                              Todas as fotos

Preparação para limpar a praça...

                           

                                                                   A coleta

                                                                                                    


                                                    O destino correto do lixo

                                          
                                              Alunos: 5º ano A - Professora Marisete





                             






sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher!

   Professores, funcionários e todas as mulheres da Escola Rejane receberam uma singela homenagem neste dia 08 de março de 2013. A EPA, preparou uma poesia que foi lida no sistema de som da escola logo após a entrada dos alunos. Na hora do recreio, a sala dos professores foi preparada de forma aconchegante com uma música especialmente escolhida pela Vice diretora Lígia.
  Durante o recreio, as mulheres foram homenageadas.

Este vídeo é uma homenagem à todas as mulheres da escola, da comunidade, em fim: do Brasil.

Parabéns à todas as mulheres!