sexta-feira, 12 de julho de 2013

GINCANA EDUCATIVA

       A  Escola Municipal Professora Rejane Maria Silveira Sachette, realizou na semana de 08 à 12 de julho  de 2013 a Segunda Gincana Educativa, com o intuito de desenvolver o respeito às regras,  a cooperação, o trabalho em equipe favorecendo a integração do aluno, da aprendizagem e da interdisciplinaridade.
     Nosso objetivo principal era proporcionar aos alunos a vivência dos conteúdos de maneira lúdica, conscientizando-os da importância dos valores éticos e da educação para a vida.
     Por saber que a s gincanas privilegiam o conhecimento e o saber dos nossos alunos, a ideia foi  de interligar as disciplinas de maneira a integrar a escola, a recreação como forma de construção do conhecimento sistematizado.
    É importante ressaltar que a cada dia, os professores incentivaram seus alunos a descobrir, pensar, criar, analisar, tomar decisões e resolver situações problemas, aprendendo a ser, aprendendo a conhecer e aprendendo a conviver, exercitando o cognitivo por meio de atividades lúdicas.
    Para tanto, uma comissão organizou o regulamento desta gincana, o qual contemplou provas e tarefas designadas por dia. Foram elas:
    1º dia – Soletrando ( alunos verbalizavam cada letra da palavra ditada)
             Tarefa Surpresa: Confeccionar um boneco com materiais alternativos que representasse a gincana.
    2º dia – Jogo de conhecimentos gerais (após passar por um circuito de atividades motoras, alunos sorteavam uma pergunta e a respondiam, as perguntas foram elaboradas pelos próprios professores regentes, os quais as formularam de acordo com o conteúdo do 1º trimestre.
Tarefa Surpresa: Confeccionar uma bandeira relacionada ao projeto de valores aplicado pela escola no decorrer do trimestre.
    3º dia -  Desfile: cada aluno participou caracterizado de acordo com uma profissão, explicou sobre ela e desfilou para os demais.
Tarefa Surpresa: Vídeo relacionado aos valores ( Nanny Mcphee Uma babá encantada).
    4º dia – Gincana da Tabuada: (os níveis de dificuldade variaram de acordo com o ano), cada aluno precisava encher a bexiga, correr até a piscina, deixá-la dentro e voltar para a fila. Em seguida, pular numa perna, pegar a bexiga e estourá-la (sentando nela). Dentro da bexiga, havia uma tabuada para ser respondida.
Tarefa Surpresa: Cada ano recebeu um texto envolvendo a Diversidade e Educação Étnico-racial para leitura, discussão, análise e reflexão. Em seguida, confeccionar um cartaz sobre a temática.  
    5
 º dia – Estava programado o fechamento da gincana com uma cerimônia, mas infelizmente não foi possível realizá-la devido a falta de nossa Diretora que estava de LTS devido a gripe. Então conversamos com todos e decidimos fazer a cerimônia e entrega de premiações pós férias (recesso).
             Ao final, percebemos o quanto é importante o lúdico na aprendizagem. Notou-se que muitos alunos participaram empolgados na ânsia de resolver as questões e acertar, demonstrando um interesse maior na aprendizagem, no respeito com o outro e na integração como um todo.


                                          Parabéns a todos!

Obs. As fotos serão postadas no retorno das aulas... Estamos com alguns transtornos no computador. 
Agradecemos a compreensão.

Como avisado anteriormente... segue abaixo fotos da Gincana Educativa onde todos são vencedores!

Confeccionando o mascote

                                              Confeccionando cartaz sobre o projeto de valores
                                                     Boliche da matemática - tabuada
                                                           Desfile das profissões
                                                     
                                              Pulando no saco -  Jogo da tabuada - 3º anos
                                                  Estourando bexigas - tabuada

                                                       
Circuito de atividades com jogo de conhecimentos gerais envolvendo os conteúdos de história, geografia e ciências.