quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"Viviana, a rainha de pijama"

             Utilizando uma metodologia diferenciada, a professora Rozana V. Klechowicz do 2º ano A,  iniciou o trabalho com o livro “Viviana, Rainha do Pijama”convidando todos os alunos para participarem de uma festa do pijama. 

             Foi um momento mágico, pois ali entre todos de pijama, a professora  apresentou a capa do livro e contou a história. Cada aluno trouxe seu pijama, bicho de pelúcia e seu travesseiro. Depois da história, saborearam um delicioso chocolate quente com biscoitos, ao som de canções de ninar.
            Segundo a professora Rozana, foi com certeza um dia inesquecível.
             Mas esta história não termina assim, durante o mês de setembro, a professora continuará explorando o livro, bem como as cartas de Viviana, proporcionando diversas discussões e atividades sobre a história.

           Pois o objetivo da atividade e da história  será mostrar para as crianças que somos todos diferentes, e essa diferença deve ser respeitada e aceita por todos.


VIVIANA - RAINHA DO PIJAMA

Formato: Livro
Autor: WEBB, STEVE
Idioma: PORTUGUES
Editora: SALAMANDRA -


"Viviana adora animais e se pergunta o que eles vestem quando vão dormir. Então, ela os convida para a Festa mundial do pijama! Com um texto divertido e abas simples, que revelam o pijama maluco de cada animal, este livro é uma alegria para a hora de dormir."

             

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Projeto LEGO - APRENDER FAZENDO

            O projeto LEGO contribui para o processo ensino-aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Professora  Rejane Maria Silveira Sachette – NRE BN, estimulando a criação, o raciocínio a matemática por meio de resolução de problemas e o conhecimento de alguns conceitos tecnológicos, bem como desenvolve noção de tempo, espaço e velocidade por meio da prática.            O mesmo é desenvolvido todas as terças-feiras em período de quinta hora sob orientação da professora Viviani de Fátima Glok.
             A cada encontro, os alunos exploram o material de forma criativa, aprendem fazendo, convivendo e pensando.
             O trabalho segue a linha de planejamento ofertado em vários cursos da SME, onde cada aluno possui uma função no grupo de trabalho. O grupo é composto por quatro integrantes, sendo eles: um organizador, responsável pela maleta e direcionamento das tarefas; um construtor, responsável pela montagem da atividade proposta; um apresentador, responsável em explicar o que, como foi feito e porque e o relator, responsável por escreve e anotar sobre a montagem.
              Conhecendo um pouco da história:
      “Criado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen, é fabricado em escala industrial em plástico injetado desde meados da década de 1950, popularizando-se em todo o mundo desde então.”
         O brinquedo surgiu numa pequena empresa familiar na década de 1930. Obteve sucesso na década de 1960, expandindo-se nas décadas seguintes.
          O criador, fundiu duas palavras em dinamarquês para obter o nome "LEGO": leg godt que significa "brincar bem".
         O trabalho com o LEGO possibilita infinitas possibilidades de montagens. Na educação, associamos as montagens ao conteúdo curricular de nossos alunos, utilizando-o como mais um meio de incentivo à aprendizagem e a criatividade.
          Cabe a nós educadores cada vez mais inovarmos na maneira de ensinar, buscando sempre o aprimoramento do aprender em nossos alunos.
Viviani de Fátima Glok

2013
1º projeto deste ano: Parque de diversão.
Conteúdos trabalhados: 
- Os diferentes lugares do bairro;
- Áreas de lazer em Curitiba;     
- Conceitos tecnológicos (engrenagens, alavanca e manivela);
- Orientação espacial (distância e localização);
- Proporção, tamanho, quantidade e diferenças entre as formas dos objetos.

SEMATEC

         A prefeitura municipal de Curitiba deu início a Sematec  – Semana de Tecnologias Aplicadas à Educação 2013, com uma palestra de abertura realizada no centro de capacitação na noite de 22/08/2013.
        A Sematec tem por  objetivo  apresentar vários recursos tecnológicos e suas possibilidades de uso de forma pedagógica no decorrer dos vários cursos ofertados na semana de 26/08/2013 à 30/08/2013.
        A palestrante Jaqueline Lesinhovski Talamini, Mestrada em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009), professora e pedagoga da rede de ensino do município de Araucária, atuou com formação continuada de professores para o uso das tecnologias e integrou a equipe do Departamento de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Araucária, atuando na implantação do Projeto Um Computador por aluno. A Dr. Jaqueline explanou sobre “Gestão de tecnologias e a Prática Pedagógica”
          Nossa escola (Escola Municipal Professora Rejane Maria Silveira Sachette), foi representada pela pedagoga Leda Silva e pela professora Viviani de Fátima Glok.
          Constatou-se durante a palestra, que as tecnologias contribuem para que a escola se transforme em um espaço de criação e inovação superando limitações organizacionais, onde a prática pedagógica por meio das tecnologias se torna uma aliada no ensino aprendizagem dos nossos alunos, pois aprendemos junto com os alunos  a utilizar as tecnologias disponíveis, as quais podem fazer toda a diferença no espaço escolar.



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Experimentando vários sabores!

             Durante as aulas de ciências nos 1º anos com o professor Adriano Vieira, os alunos realizaram várias experiências e experimentaram diversos sabores.
Veja notícia detalha e imagens  na pasta de CIÊNCIAS deste Blog.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Aulas de Ciências diferenciadas...

   A professora Irene Del Conte está utilizando vários recursos para proporcionar aulas diferenciadas no ensino de Ciências em nossa escola, neste mês de agosto.
  Confira mini vídeos utilizados e acompanhe fotos que serão postadas no decorrer do desenvolvimento das aulas na pasta de CIÊNCIAS  deste blog.