quarta-feira, 23 de abril de 2014

Elementos Naturais e elementos construídos pelo Homem

     Durante as aulas de Relações Naturais na Educação Infantil, os alunos sobre orientação da professora Irene Del Conte utilizaram a máquina fotográfica para registrar os elementos naturais próximos a escola e os elementos construídos pelo homem. Os alunos aprenderam a diferenciar e a identificar tais elementos, bem como utilizar a máquina fotográfica...
    Confira as fotos tiradas pelos alunos da Ed. Infantil.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Cultura Indígena

    Os alunos do 5º ano B sob orientação da Professora Marisete confeccionam cartazes sobre a Cultura indígena após vários trabalhos realizados em sala de aula.
 Veja fotos na aba de História.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ação cidadã

Praticando a Cidadania

Na sala de aula, em língua portuguesa, a professora Marisete Maria Lemes Bortolan, regente do 5º ano B, iniciou o trabalho  com o texto do Livro: “Um por todos e todos por um”. A partir dessa leitura, surgiram  reflexões sobre cidadania, direitos e deveres de cada um. Os alunos então tiveram a idéia de realizar uma ação coletiva em benefício da nossa comunidade e dos próprios alunos.
Decidiu-se que faríamos uma limpeza na praça e ao entorno da Vila tecnológica, abrangendo toda a quadra ao redor da Escola Municipal Professora Rejane Maria Silveira Sachette.
Planejamos coletivamente, nos organizamos, pedimos apoio aos pais que mandaram sacos de lixo e luvas descartáveis para realizar uma coleta segura.
No dia 02 de abril, conforme combinado, foi o grande dia. Já pela manhã, nos arrumamos e saímos.
Encontramos vários tipos de lixo: tocos de cigarros, garrafas de vinho vazias, garrafas plásticas, papéis de balas e até fralda descartável suja.
Juntamos tudo e demos o destino certo para eles.
Nessa limpeza os alunos perceberam que temos que fazer a nossa parte, porém levantaram questões  na qual a  prefeitura precisa nos ajudar , como cortar periodicamente a grama e o mato, providenciar mais cestos para a colocação do lixo ao entorno e na praça, colocar os aparelhos de ginástica, pintar o local da caixa d’água, manter uma segurança mais efetiva no bosque e construir uma pista de skate.
O trabalho ainda continua, está previsto ainda a redação de uma carta coletiva para encaminhar a administração regional do Bairro Novo e para o Prefeito, constando algumas solicitações. Também será realizado na aula de informática a produção de um texto individual para registrar essa ação cidadã; além desse trabalho, a professora regente iniciará o projeto rádio escola.
                             Professora Marisete Maria Lemes Bortolan
                                             5º ano B

Escola M. Professora Rejane Maria Silveira Sachette – NRE: BN


terça-feira, 1 de abril de 2014

Aniversário de Curitiba

Curitiba
         Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão. Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas,manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemãespolonesesucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje. 

      Para comemorar os 321 anos de nossa cidade, nossos professores e alunos desenvolveram várias atividades, sendo todas expostas nos murais da escola.