sexta-feira, 15 de agosto de 2014

COLOCANDO EM PRÁTICA!!!

            Os alunos do 4ªA realizaram nesta sexta-feira, dia 15-08, o “Mercado do Rejane”. Eles trouxeram embalagens que são utilizadas no dia-a-dia e puderam ir às compras.
Após receber cada um uma quantia aleatória entre reais e centavos e, sob a orientação da professora Caroline Silva, formaram grupos de 4 alunos onde tinham que escolher  6 produtos para comprar. O caixa também era formado por alunos, os quais calcularam o total da compra e manipularam o troco.
           Na aula de hoje (14/08/2014) todos puderam desenvolver o senso numérico, efetuando mentalmente as operações de adição e subtração, proporção e resolução de situações-problema, além do trabalho em equipe, pois tinham que tomar decisões juntos.Aprenderam também a refletir que com o dinheiro que temos não podemos comprar tudo o que queremos, evitando assim conflitos quando vão às compras com os pais.
Além disso, associamos a escrita dessa matéria ao conteúdo de Língua Portuguesa, onde estamos trabalhando textos jornalísticos.
                                                                                                   Texto: Professora Caroline Silva
RELATO DE ALGUNS ALUNOS:
Ø  ISABELLY DA SILVA LEAL: “Eu gostei de ser o caixa, mas teve um problema, eles ficavam falando muito alto.”
Ø  NICOLLY ALVES MONTEIRO: “Hoje eu aprendi que trabalhar em grupo não é aquela coisa que muitas pessoas acham que é chato. Por isso eu digo que trabalhar em grupo é muito legal, sendo que às vezes tem alguns desentendimentos, mas passa. Também aprendi uma coisa muito importante que quando a gente pede para a mãe comprar isso ou aquilo, às vezes ela não tem dinheiro, pois as coisas estão muito caras no mercado hoje em dia. Essa aula foi muito legal e divertida, pois ajudou quem tem dificuldade para contar dinheiro.”
Ø  MARIA HELLOYSA RODRIGUES ARINS: “A aula com a professora Caroline em grupo foi muito legal porque a gente aprendeu muitas coisas legais como quando nossos pais vão ao mercado ou em lojas nós não podemos ficar pedindo as coisas sem saber se nossos pais têm o dinheiro suficiente para comprar o que a gente quer. Também tem pessoas que deixam de comprar as coisas que faltam em casa para comprar outra coisa que não está precisando. A gente aprendeu muitas coisas com a professora Caroline.
Ø  VICTÓRIA VICENTE FERREIRA: “ Eu achei bem legal e gostaria que tivesse mais vezes. Eu aprendi muito e gostei muito!”
Ø  SARA LETÍCIA MORAES JORDÃO: “ Hoje eu aprendi a fazer conta, contar dinheiro e fazer atividade em grupo. Aprendi também a comprar o que for necessário e quando for no mercado com meus pais vou comprar coisas que mais precisar”.
Ø  SAMARA RIZZI: “ Eu achei muito interessante porque nós aprendemos a contar dinheiro, fazer atividade em grupo e, além disso, nos divertimos muito.”

Ø  NICOLAS RODRIGUES DOS SANTOS: “ Eu achei bem legal porque a gente comprou um monte de coisas e nós aprendemos a comprar o que dá e a fazer o troco.”


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Homenagem aos pais 2014

    A escola Rejane convidou os pais no dia 13/08/2014 para uma singela homenagem ensaiada pela Profª Loide no período da manhã e pela Profª Deisiane no período da tarde.
   Confira vídeos montados para apresentação.

Apresentação do período da manhã



Apresentação do período da tarde


Fotos durante a apresentação


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Visita do poeta Hamilton Faria

Visita do poeta Hamilton Faria

Para finalizar o trabalho da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, os alunos dos 5º anos A e B orientados pelas professoras Marisete Mª. Lemes Bortolan, Adriana Mendes e Taciane A. Mottin da Escola Municipal Professora Rejane Maria Silveira Sachette – NRE BN, receberam na manhã do dia 08 de agosto a visita do poeta Hamilton Faria.
Hamilton Faria publicou oito livros de poesia e participou de vinte antologias no Brasil e no exterior . Seu livro mais recente, minimoImenso , foi publicado pela Casa Editorial dos Omaguás em 2012. Em 2006 publicou Haikuazes pela Escrituras Editora.
Os alunos estavam eufóricos, segundo eles era a emoção de receber uma pessoa tão ilustre e famosa. Tiveram a oportunidade de ouvir Hamilton Faria declamar alguns de seus poemas; fizeram um bate papo cultural, rico em informações e conhecimentos literários; elaboraram várias perguntas e realizaram uma entrevista com o poeta.
Durante os meses de  junho, julho e agosto as professoras trabalharam vários poetas e diferentes poemas, contaram com a parceria da  agente de leitura Tany Omura da biblioteca da escola que apresentou o poeta Vinícius de Moraes aos alunos. Os alunos tiveram acesso ao material da Olimpíada entre outras ações desenvolvidas pelas professoras Marisete Maria Lemes Bortolan e Adriana Mendes, Conheceram os poemas do poeta Hamilton Faria, acessaram sua página na internet e realizaram várias atividades.
Com base nas literaturas, os alunos produziram poemas e quadrinhas, onde a turma do 5º ano B, finalizou o trabalho produzindo o livro “Pequenos poetas, grandes escritores” e o 5ª ano A produziu o poema coletivo sobre o lugar onde vivemos,  os quais foram ofertados como presente ao ilustre visitante Hamilton Faria.
               Agradecemos:
 “A todos que como eu são apaixonados pelo o que fazem e  não medem esforços para alcançar a aprendizagem de crianças tão especiais.”
“Aos alunos  do 5º ano B que se encantaram com o que para eles era tão desconhecido... os poemas”.
“A toda equipe da Escola Rejane: direção, pedagogas, professoras e funcionários que contribuíram de um jeito ou de outro para esse sonho”.
“As professoras: Taciane A. Mottin,  Deisiane de Fátima Neneve , Viviani de Fátima Glok  e Samara de França Tanello que doaram seus talentos para que os alunos do 5º ano B descobrissem os seus.”
“Ao poeta Hamilton Faria pela visita e disponibilidade”.
“As alfas do núcleo regional do bairro novo que despertam o que há de melhor em nós professores com incentivo e muito estudo.”
“Com certeza ver cada brilho no olhar dos alunos valeu a pena...”
                                                             Marisete Mº L. Bortolan

Em fim, caberá a comissão julgadora da escola auxiliar na escolha do texto para a participação da Olimpíada, haja vista o bom desempenho de todos os alunos desenvolvidos neste trabalho.



Visitantes registram uma pequena homenagem a escola.