terça-feira, 29 de março de 2016

Desafios no ar !!!

Desafio 12 e 13 na pasta...
Acesse, realize, comente.

Ação entre amigos - Páscoa

     Foi realizado no dia 24 de março o sorteio da ação entre amigos de páscoa da escola.
     No período da manhã a ganhadora foi a aluna do 4º ano A - Rhayane.
     No período da tarde foi a aluna do 4º ano C - Raysa Godoi.
                 Agradecemos a todos que participaram e colaboraram com a ação.




terça-feira, 22 de março de 2016

Caminhada "não vamos dar chance para o mosquito"

“Não vamos dar chance pro mosquito da dengue!”
Esse tem sido o lema dos alunos da Escola M. Profª Rejane M. S. Sachette, desde o início do ano letivo.
Todas as turmas desde a educação infantil ao 5º  ano vem estudando sobre o mosquito Aedes Aegypti, grande inimigo de todo o país.
Os professores desenvolveram várias sequências didáticas, durante os meses de fevereiro e março, meses em que os casos das doenças transmitidas por este mosquito aumentaram significadamente no estado do Paraná.
Nossos estudantes estão sendo transmissores de conhecimentos, e agentes de prevenção contra o mosquito.
Para fechar a sequência de trabalho realizado pela escola, neste sábado, 20 de março de 2016, alunos, funcionários e pais saíram às ruas para mobilizar a população para a importância de se prevenir.
Os estudantes ergueram cartazes, entregaram panfletos e gritavam palavras de ordem a fim de alertar a todos que precisamos limpar os terrenos, não deixar água parada e monitorar sempre, para que não deixar o mosquito se proliferar.
Os moradores das ruas próximas da escola receberam muito bem nossos estudantes, manifestando a favor da caminhada. Foram entregues panfletos nas casas, aos carros que passavam e a toda pessoa que transitava pelas ruas.
Um dia bastante gratificante, mostrando mais uma vez  os belíssimos trabalhos dos estudantes da escola Rejane. Parabéns a todos e nossos agradecimentos aos pais, funcionários e estudantes que se empenharam para o sucesso da caminhada.

Fora Zica!!!!

                                       Texto por: Marisete Mª. L. Bortolan (pedagoga da escola)


quarta-feira, 16 de março de 2016

"Que mosquito é esse?"

             Ao perceber a necessidade de melhorar  a produção de texto e ampliar o vocabulário dos os alunos, a professora Adriana Perpétuo do 4º ano C, elaborou um planejamento  de Língua portuguesa voltado a temática do mosquito Aedes Aegypti.
           Com o objetivo de mostrar informações  sobre a Dengue, Zika e Chikungunya, a professora utilizou-se de vários recursos em suas aulas, fazendo despertar em seus alunos atitudes de responsabilidade em relação as necessidades de saúde coletiva, identificando condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito, formas de contágio e prevenção, assim como os sintomas e cuidados básicos.
           Para despertar o interesse e gosto pela leitura, a professora iniciou com uma roda de conversa, observando o conhecimento prévio dos alunos. Em seguida, listaram o que sabiam e o que gostariam de saber.  Conversaram sobre a responsabilidade de todos: comunidade, escola, família, governo entre outros. Registraram em cartazes e colocaram em exposição na escola. Realizaram a leitura do texto “Que mosquito é esse?” e a partir deste, muitas atividades foram inseridas no decorrer das aulas  (Interpretação, análise de tabelas, gráficos, panfletos, jogo de perguntas e respostas, produção de texto entre outras), também foram envolvidas as áreas de matemática, história e geografia.
         Uma das atividades mais significativas, foi conhecer a citronela (um repelente natural contra o mosquito).  Para deixar a aula mais atrativa, a professora adquiriu mudas de citronela e convidou todos os seus alunos para plantar na escola.  Os alunos ajudaram a escolher os lugares mais apropriados para o plantio.  A citronela é uma planta que deve ser cultivada em solo plano e fértil, e regada constantemente.  A planta, para fins repelentes, pode ser cultivada em pequenos vasos dentro de casa, de forma a ajudar a evitar os mosquitos neste ambiente.

        Outras atividades ainda estão sendo realizadas pela professora no decorrer deste mês de março.


Educação Infantil e as relações naturais!

        Neste mês de março, a professora Elizabete Berdaki, relacionou os conteúdos de relações naturais da Educação Infantil com o "problema" quem vem assombrando a população ( o mosquito Aedes Aegypti).
        Com aulas diversificadas, a professora apresentou aos alunos um mini vídeo da Turma da Mônica com duração de 1 minuto. Em seguida, na roda de conversa, alunos e professora exploraram as imagens do vídeo e a música. Cada aluno pode expressar o que sabia sobre o mosquito e as doenças que ele pode transmitir, assim como combatê-lo. Logo após a conversa, alunos foram convidados pela professora para desenhar o que estavam aprendendo sobre como combater o mosquito.
       Na aula seguinte, os pais foram convidados para participar de uma atividade de confecção. Alunos, pais e professora, confeccionaram um mosquito Aedes Aegypti de material alternativo, com o objetivo de lembrar que temos que combatê-lo.

     

sexta-feira, 4 de março de 2016

Panfletagem!!!! "Todos contra o mosquito Aedes Aegypti"

    É importante que todos participem da mobilização de combate ao mosquito.
     No combate à dengue, chikungunya e zika, não adianta só você fazer a sua parte. Se o seu vizinho não elimina os focos do mosquito, você e sua família também estarão correndo o risco de contrair a doença.
     Nossos alunos estão motivados nessa campanha.
     Nessa sexta feira (26/02/2016), alunos realizaram panfletagem no portão da escola para a comunidade. Todos juntos contra o mosquito. Com folders, cartazes e placas, alunos compartilharam com os pais e comunidade local os riscos e como eliminar os criadouros do mosquito.