Pais, participem do conselho do 1º trimestre.
Clique AQUI
Páginas
- Início
- Biblioteca Rejane
- Galeria de fotos
- Ciências
- Arte
- História
- Geografia
- Português
- Para Ler
- Links
- Ensino Religioso
- Confraternizações
- Vídeos
- Momento Cultural
- CALENDÁRIO ESCOLAR
- Festas
- SHOW de TALENTOS 2014
- Show de Talentos 2015
- Vídeos Show de Talentos
- Ed. Física
- Projetos da Escola Rejane
- Momento Cívico
- BILHETES E AVISOS GERAIS
- Escola de Pais
- DESAFIOS
- ED. INFANTIL
- Conselho Participativo para ALUNOS
- Educação e Direitos Humanos
quinta-feira, 28 de abril de 2016
terça-feira, 19 de abril de 2016
Medidas de comprimento – Centímetro / Metro.
Inicialmente a professora Bianca do 5º ano C realizou um
breve histórico sobre os sistemas de medida, com o objetivo de compreender e utilizar, de maneira produtiva e significativa, os sistemas de medida, comparando e estabelecendo relações entre as grandezas. As crianças observaram vários materiais utilizados para medir (trena, fita métrica, metro articulado).
Aproveitando o momento, algumas crianças se disponibilizaram a medir sua
altura, assim como a largura e o comprimento da sala de aula.
Com
o intuito de fixar o conhecimento, de maneira produtiva e significativa sobre
medidas de comprimento, os alunos foram explorar os locais ao
ar livre para medir alguns objetos ou espaços da escola. Cada
estudante utilizou um pedaço de barbante contendo 1 metro de comprimento e uma
régua de 10 centímetros, confeccionada por eles.
Este
momento foi muito significativo, pois as crianças perceberam as
diferentes possibilidades de medir com o barbante, podendo dobrá-lo para obter
diferente medidas.
As
crianças gostaram muito e, ao final da aula, relataram suas observações demonstrando
surpresa e espanto em suas descobertas.
Profª. Bianca Juliane Z. de Camargo
sexta-feira, 15 de abril de 2016
PROJETO IDENTIDADE E AFETIVIDADE
CONHECENDO A SI E AO
OUTRO E RESPEITANDO AS DIFERENÇAS
O processo de construção da
própria identidade inicia-se na infância. No convívio social, o ser humano conhece
a si e ao outro, aprendendo a respeitar a todos nas suas relações sociais, seja
na escola, família ou em qualquer outro grupo social em que está inserido.
Sendo assim, desenvolvemos o presente projeto com a intenção de estreitar os
laços afetivos entre os colegas nas turmas de educação infantil. Para iniciar o
trabalho, a professora iniciou com a história de Ziraldo: “O menino Marrom”. A
partir daí propôs as crianças que observassem as diferenças entre cada um deles
na sala do pré. Surgiram muitas características distintas e todas especiais.
Perceberam as diferenças na cor dos cabelos, altura, peso, preferências, cor da
pele, costumes, etc. Também estudamos as fotos das famílias, percebendo que
cada uma tem um jeito diferente da outra. Após trabalhar vários aspectos na
individualidade de cada um, a professora levou para a turma um boneco marrom,
perguntando as crianças o que acharam dele, quem seria, e se tinha um nome? A
turma logo quis escolher um nome para o mascote, que foi escolhido por votação.
Na turma do Pré A o nome escolhido foi Jhordy e no Pré B foi Aristides. Assim
como todos receberam um nome de seus pais ao nascer, os mascotes também
receberam, e então foram feitas as suas certidões de nascimento na secretaria
da escola. As famílias foram convidadas para participar do Chá de bebê dos
mascotes, onde os bebês foram apresentados a todos. Foi uma grande festa! As
crianças estão aprendendo a cada dia como cuidar dos bebês, a ter mais
responsabilidades, autonomia e cuidado com o outro, respeitando sempre as
diferenças de cada um. Em cada final de semana, os mascotes passam o final de
semana com uma criança das turmas, e no caderno viajante, a família registra
como foi a experiência vivida. Ao retornar para a escola, na segunda feira,
muitas são as novidades para se contar aos colegas. Nossos bebês possuem uma
sacola contendo roupinhas, mamadeira, chupeta, manta, documento e caderno
viajante. E todos estão cuidando dos objetos com muito empenho! As famílias
estão de parabéns pela parceria. Com a escola e família trabalhando juntas,
obtemos resultados muito mais positivos. A criança é cheia de fantasia, cheia
de inocência... E cabe ao adulto direcionar esse mundo lúdico para uma
aprendizagem mais prazerosa e significativa para ela.
PROFESSORA
NADIMAR MARIA ROCHA SOUZA
TURMAS:
PRÉ A /B
Assinar:
Postagens (Atom)