terça-feira, 19 de abril de 2016

Medidas de comprimento – Centímetro / Metro.

Inicialmente a professora Bianca do 5º ano C realizou um breve histórico sobre os sistemas de medida, com o objetivo de compreender e utilizar, de maneira produtiva e significativa, os sistemas de medida, comparando e estabelecendo relações entre as grandezas. As crianças  observaram vários materiais utilizados para medir (trena, fita métrica, metro articulado). 
Aproveitando o momento, algumas crianças se disponibilizaram a medir sua altura, assim como a largura e o comprimento da sala de aula.
Com o intuito de fixar o conhecimento, de maneira produtiva e significativa sobre medidas de comprimento, os alunos  foram explorar os locais ao ar livre para medir alguns objetos ou espaços da escola.  Cada estudante utilizou um pedaço de barbante contendo 1 metro de comprimento e uma régua de 10 centímetros, confeccionada por eles.
Este momento foi muito significativo, pois as crianças  perceberam as diferentes possibilidades de medir com o barbante, podendo dobrá-lo para obter diferente medidas.

As crianças gostaram muito e, ao final da aula, relataram suas observações demonstrando surpresa e espanto em suas descobertas.
   Profª. Bianca Juliane Z. de Camargo

sexta-feira, 15 de abril de 2016

PROJETO IDENTIDADE E AFETIVIDADE

CONHECENDO A SI E AO OUTRO E RESPEITANDO AS DIFERENÇAS

               O processo de construção da própria identidade inicia-se na infância. No convívio social, o ser humano conhece a si e ao outro, aprendendo a respeitar a todos nas suas relações sociais, seja na escola, família ou em qualquer outro grupo social em que está inserido. Sendo assim, desenvolvemos o presente projeto com a intenção de estreitar os laços afetivos entre os colegas nas turmas de educação infantil. Para iniciar o trabalho, a professora iniciou com a história de Ziraldo: “O menino Marrom”. A partir daí propôs as crianças que observassem as diferenças entre cada um deles na sala do pré. Surgiram muitas características distintas e todas especiais. Perceberam as diferenças na cor dos cabelos, altura, peso, preferências, cor da pele, costumes, etc. Também estudamos as fotos das famílias, percebendo que cada uma tem um jeito diferente da outra. Após trabalhar vários aspectos na individualidade de cada um, a professora levou para a turma um boneco marrom, perguntando as crianças o que acharam dele, quem seria, e se tinha um nome? A turma logo quis escolher um nome para o mascote, que foi escolhido por votação. Na turma do Pré A o nome escolhido foi Jhordy e no Pré B foi Aristides. Assim como todos receberam um nome de seus pais ao nascer, os mascotes também receberam, e então foram feitas as suas certidões de nascimento na secretaria da escola. As famílias foram convidadas para participar do Chá de bebê dos mascotes, onde os bebês foram apresentados a todos. Foi uma grande festa! As crianças estão aprendendo a cada dia como cuidar dos bebês, a ter mais responsabilidades, autonomia e cuidado com o outro, respeitando sempre as diferenças de cada um. Em cada final de semana, os mascotes passam o final de semana com uma criança das turmas, e no caderno viajante, a família registra como foi a experiência vivida. Ao retornar para a escola, na segunda feira, muitas são as novidades para se contar aos colegas. Nossos bebês possuem uma sacola contendo roupinhas, mamadeira, chupeta, manta, documento e caderno viajante. E todos estão cuidando dos objetos com muito empenho! As famílias estão de parabéns pela parceria. Com a escola e família trabalhando juntas, obtemos resultados muito mais positivos. A criança é cheia de fantasia, cheia de inocência... E cabe ao adulto direcionar esse mundo lúdico para uma aprendizagem mais prazerosa e significativa para ela.
                                                                      PROFESSORA NADIMAR MARIA ROCHA SOUZA
                                                        TURMAS: PRÉ A /B