· Na aula de matemática, os
alunos do 4º ano B colocaram em prática
seus prévios conhecimentos sobre geometria.
Na primeira atividade, foi
explicado aos alunos o que era a face dos poliedros. Depois, a professora
Caroline pediu para que os alunos contassem quantas fazes tinham nas caixinhas(
montadas) que eles haviam trazido. Então, eles foram desafiados a
desenhar as todas as faces do poliedro. Depois, abrimos as caixinhas para
aparecer todas as faces e fazer o segundo desenho.
Na segunda atividade, pudemos
reconhecer os elementos dos poliedros (face, aresta e vértice) montando os
sólidos geométricos com massa de modelar e palito de dente, relacionando os
recursos utilizados com a nomenclatura correta.
Desta forma, os alunos identificaram
características das figuras geométricas
por meio de descrições orais, construções e representações, percebendo
semelhanças e diferenças entre os objetos do espaço e do plano. Orientaram-se
no espaço, interpretando e representando a localização e a movimentação de
pessoas e objetos, a partir de pontos de referência.
Logo após essas práticas, preencheram
tabelas de análise e realizaram atividades no livro didático, no qual foi
possível perceber que ficou bem claro
para as crianças os conceitos trabalhados.
Professora Caroline Thomaz - 4º ano B
Junho/2016