O
projeto LEGO contribui para o processo ensino-aprendizagem dos alunos da Escola
Municipal Professora Rejane Maria
Silveira Sachette – NRE BN, estimulando a criação, o raciocínio a matemática
por meio de resolução de problemas e o conhecimento de alguns conceitos
tecnológicos, bem como desenvolve noção de tempo, espaço e velocidade por meio
da prática. O mesmo é
desenvolvido todas as terças-feiras em período de quinta hora sob orientação da
professora Viviani de Fátima Glok.
A cada encontro, os alunos
exploram o material de forma criativa, aprendem fazendo, convivendo e pensando.
O trabalho segue a linha de
planejamento ofertado em vários cursos da SME, onde cada aluno possui uma
função no grupo de trabalho. O grupo é composto por quatro integrantes, sendo
eles: um organizador, responsável pela maleta e direcionamento das tarefas; um
construtor, responsável pela montagem da atividade proposta; um apresentador,
responsável em explicar o que, como foi feito e porque e o relator, responsável
por escreve e anotar sobre a montagem.
Conhecendo um pouco da história:
“Criado
pelo dinamarquês Ole
Kirk Christiansen, é fabricado em
escala industrial em plástico injetado desde meados da década de 1950, popularizando-se em todo o mundo desde então.”
O brinquedo surgiu
numa pequena empresa familiar na década de 1930. Obteve sucesso na década de 1960, expandindo-se nas décadas
seguintes.
O criador, fundiu duas palavras em
dinamarquês para obter o nome "LEGO": leg
godt que significa
"brincar bem".
O trabalho com o LEGO possibilita infinitas
possibilidades de montagens. Na educação, associamos as montagens ao conteúdo
curricular de nossos alunos, utilizando-o como mais um meio de incentivo à
aprendizagem e a criatividade.
Cabe a nós educadores cada vez mais
inovarmos na maneira de ensinar, buscando sempre o aprimoramento do aprender em
nossos alunos.
Viviani de Fátima Glok
2013
1º projeto deste ano: Parque de diversão.
Conteúdos trabalhados:
- Os diferentes lugares do bairro;
- Áreas de lazer em Curitiba;
- Conceitos tecnológicos (engrenagens, alavanca e manivela);
- Orientação espacial (distância e localização);
- Proporção, tamanho, quantidade e diferenças entre as formas dos objetos.
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