Em culminância com o
projeto da escola ” Disciplina: uma questão de convivência escolar”, a
professora Viviani de Fátima Glok elaborou uma estratégia diferenciada para
trabalhar com a disciplina em sala de aula com sua turma do 5º ano D.
Estabeleceu as regras
da turma com os alunos;
Criou uma tabela de
pontos para cada atividade realizada, incluindo as ocorrências em relação a disciplina;
Realizou a campanha
de boa convivência;
Combinou a “ Feirinha”
como forma de incentivo (O total de pontos arrecadados no trimestre poderá ser
trocado na feira).
No final do primeiro trimestre foi totalizado os pontos. Cada aluno
recebeu seus vales para participar da feirinha.
Todos compreenderam a importância da
boa convivência e da disciplina, pois além de trabalhar situações que
valorizassem o ambiente escolar, a professora também estava trabalhando com os
conteúdos escolares, explorando a importância das tarefas de casa, da
realização das atividades em sala de aula, da convivência com os colegas dentro
e fora da sala, questões relacionadas a valores, matemática (valor monetário,
operações, situações problemas), bem como a participação do grupo para resolver
solucionar os problemas de indisciplina da turma.
Em depoimento, os alunos ressaltaram
que o incentivo faz com eles tentem melhorar cada vez mais, realizando as
atividades com mais vontade, e assim também não esquecemos nossos materiais em
casa e nem as tarefas.
Maio/2015
Para o próximo trimestre, novas estratégias serão realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário