Escola
M. Profª Rejane M. S. Sachette.
Relato
de prática exitosa
Turma:
4º ano A – Profª Marisete M. L. Bortolan
Para acrescentar subsídios aos
conteúdos do 4º ano de história( direitos constitucionais de crianças,
adultos,idosos e mulheres; o papel da mulher na sociedade; cuidados à saúde da
mulher), receberemos na sala de aula a visita da chefe do núcleo do bairro novo, no próximo dia 03 de novembro de
2015.
Para recepcioná-la combinamos que
faríamos um lanche. Aí surgiu a situação problema: o que comprar?
Como disparador para a aula de
matemática e língua portuguesa, foi proposto aos estudantes uma aula diferente
com uma visita ao supermercado Jacomar loja nova inaugurada recentemente no
bairro Sítio Cercado , a fim de fazer
uma pesquisa dos produtos para o lanche, além disso foi lançado o desafio de
fazer uma compra R$5,00 (cinco reais).
Ao iniciar a sequência, foi
esclarecido aos estudantes o objetivo da visita, feita uma lista de possíveis
produtos para o lanche, a história do
mercado, como surgiu, explorando as informações contidas no texto.
Durante a visita os estudantes foram
divididos em grupos, e com bloco de anotações, lápis e calculadoras
realizaram as seguintes tarefas:
conhecerem as instalações realizaram a pesquisa de preços da lista
combinada anteriormente em sala, anotando os preços nos seus blocos; depois
fizeram r uma compra tendo R$5,00, utilizando a calculadora para calcular seus
gastos.
Após a visita:
Na escola, apresentarão aos colegas
as notas que registraram suas compras, montarão um cartaz por grupo
especificando as suas compras.
Atividades
Matemática. Situações problemas.
1-
Comparando as compras realizadas, na sua
opinião quem comprou mais produtos com o valor estipulado?
2-
Somadas as notas quanto a turma toda gastou?
3-
Se tivessem o total de R$ 150,00 para
gastar, de quanto poderia ser a compra
de cada grupo?
4-
Montar uma tabela com os dados da pesquisa de
preços.
5-
Através da tabela propor aos estudantes várias situações
problemas:
a)
Qual o produto mais barato?
b)
Qual o mais caro?
c)
Se comprássemos 3 unidades de margarina
Doriana quanto gastaríamos?
d)
Para o lanche precisamos comprar:
Quantidade
|
Produto
|
Valor
total
|
|
|
|
|
|
|
Qual será nossa despesa?
Atividades de língua portuguesa:
Leitura
dos dados das tabelas.
Listas
da pesquisa.
Produção
de texto:
1-
Produzir um texto narrativo coletivo contando
sobre a visita no mercado.
2-
Discutir com os estudantes sobre o que
precisamos comprar para o lanche para recepcionar a visita que receberemos dia
10 de novembro. Fazer uma lista.
3-
Produzir um convite para o lanche.
Foi uma experiência maravilhosa. Os alunos estão empolgados, craques em situações de compra, venda, comparações de preços, medidas de massa e capacidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário