terça-feira, 10 de novembro de 2015

Relato de prática exitosa

Escola M. Profª Rejane M. S. Sachette.
Relato de prática exitosa
Turma: 4º ano A – Profª Marisete M. L. Bortolan
           
            Para acrescentar subsídios aos conteúdos do 4º ano de história( direitos constitucionais de crianças, adultos,idosos e mulheres; o papel da mulher na sociedade; cuidados à saúde da mulher), receberemos na sala de aula a visita da chefe do núcleo do  bairro novo, no próximo dia 03 de novembro de 2015.
            Para recepcioná-la combinamos que faríamos um lanche. Aí surgiu a situação problema: o que comprar?
            Como disparador para a aula de matemática e língua portuguesa, foi proposto aos estudantes uma aula diferente com uma visita ao supermercado Jacomar  loja nova inaugurada recentemente no bairro  Sítio Cercado , a fim de fazer uma pesquisa dos produtos para o lanche, além disso foi lançado o desafio de fazer uma compra R$5,00 (cinco reais).
            Ao iniciar a sequência, foi esclarecido aos estudantes o objetivo da visita, feita uma lista de possíveis produtos para o lanche,  a história do mercado, como surgiu, explorando as informações contidas no texto.
            Durante a visita os estudantes foram divididos em  grupos, e com  bloco de anotações, lápis e calculadoras realizaram as seguintes tarefas:  conhecerem as instalações realizaram a pesquisa de preços da lista combinada anteriormente em sala, anotando os preços nos seus blocos; depois fizeram r uma compra tendo R$5,00, utilizando a calculadora para calcular seus gastos.
            Após a visita:
            Na escola, apresentarão aos colegas as notas que registraram suas compras, montarão um cartaz por grupo especificando as suas compras.
            Atividades Matemática. Situações problemas.
1-    Comparando as compras realizadas, na sua opinião quem comprou mais produtos com o valor estipulado?
2-    Somadas as notas quanto a turma toda gastou?
3-    Se tivessem o total de R$ 150,00 para gastar,  de quanto poderia ser a compra de cada grupo?
4-    Montar uma tabela com os dados da pesquisa de preços.
5-    Através da tabela  propor aos estudantes várias situações problemas:
a)    Qual o produto mais barato?
b)    Qual o mais caro?
c)    Se comprássemos 3 unidades de margarina Doriana quanto gastaríamos?
d)    Para o lanche precisamos comprar:
Quantidade
Produto
Valor total







            Qual será nossa despesa?

Atividades de língua portuguesa:
Leitura dos dados das tabelas.
Listas da pesquisa.
Produção de texto:
1-    Produzir um texto narrativo coletivo contando sobre a visita no mercado.
2-    Discutir com os estudantes sobre o que precisamos comprar para o lanche para recepcionar a visita que receberemos dia 10 de novembro. Fazer uma lista.
3-    Produzir um convite para o lanche.






 
 

Foi uma experiência maravilhosa. Os alunos estão empolgados, craques em situações de compra, venda, comparações de preços, medidas de massa e capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário