quarta-feira, 16 de março de 2016

"Que mosquito é esse?"

             Ao perceber a necessidade de melhorar  a produção de texto e ampliar o vocabulário dos os alunos, a professora Adriana Perpétuo do 4º ano C, elaborou um planejamento  de Língua portuguesa voltado a temática do mosquito Aedes Aegypti.
           Com o objetivo de mostrar informações  sobre a Dengue, Zika e Chikungunya, a professora utilizou-se de vários recursos em suas aulas, fazendo despertar em seus alunos atitudes de responsabilidade em relação as necessidades de saúde coletiva, identificando condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito, formas de contágio e prevenção, assim como os sintomas e cuidados básicos.
           Para despertar o interesse e gosto pela leitura, a professora iniciou com uma roda de conversa, observando o conhecimento prévio dos alunos. Em seguida, listaram o que sabiam e o que gostariam de saber.  Conversaram sobre a responsabilidade de todos: comunidade, escola, família, governo entre outros. Registraram em cartazes e colocaram em exposição na escola. Realizaram a leitura do texto “Que mosquito é esse?” e a partir deste, muitas atividades foram inseridas no decorrer das aulas  (Interpretação, análise de tabelas, gráficos, panfletos, jogo de perguntas e respostas, produção de texto entre outras), também foram envolvidas as áreas de matemática, história e geografia.
         Uma das atividades mais significativas, foi conhecer a citronela (um repelente natural contra o mosquito).  Para deixar a aula mais atrativa, a professora adquiriu mudas de citronela e convidou todos os seus alunos para plantar na escola.  Os alunos ajudaram a escolher os lugares mais apropriados para o plantio.  A citronela é uma planta que deve ser cultivada em solo plano e fértil, e regada constantemente.  A planta, para fins repelentes, pode ser cultivada em pequenos vasos dentro de casa, de forma a ajudar a evitar os mosquitos neste ambiente.

        Outras atividades ainda estão sendo realizadas pela professora no decorrer deste mês de março.


Nenhum comentário:

Postar um comentário