Inicialmente a professora Bianca do 5º ano C realizou um
breve histórico sobre os sistemas de medida, com o objetivo de compreender e utilizar, de maneira produtiva e significativa, os sistemas de medida, comparando e estabelecendo relações entre as grandezas. As crianças observaram vários materiais utilizados para medir (trena, fita métrica, metro articulado).
Aproveitando o momento, algumas crianças se disponibilizaram a medir sua
altura, assim como a largura e o comprimento da sala de aula.
Com
o intuito de fixar o conhecimento, de maneira produtiva e significativa sobre
medidas de comprimento, os alunos foram explorar os locais ao
ar livre para medir alguns objetos ou espaços da escola. Cada
estudante utilizou um pedaço de barbante contendo 1 metro de comprimento e uma
régua de 10 centímetros, confeccionada por eles.
Este
momento foi muito significativo, pois as crianças perceberam as
diferentes possibilidades de medir com o barbante, podendo dobrá-lo para obter
diferente medidas.
As
crianças gostaram muito e, ao final da aula, relataram suas observações demonstrando
surpresa e espanto em suas descobertas.
Profª. Bianca Juliane Z. de Camargo
Nenhum comentário:
Postar um comentário