Artes visuais
Retrato e autorretrato
Os conteúdos de arte proporcionaram aos alunos um
direcionamento a um olhar para si mesmo analisando e observando características
próprias, percebendo diferenças e semelhanças com o outro.
Aprenderam que retrato são fotografias que mostram pelo
menos, uma pessoa com o rosto em destaque (ou parte dele). Assim, como por
exemplo, tanto uma foto em grupo quanto uma foto para documento podem ser
classificados como retrato.
Observaram através das obras de arte que os artistas se
retratavam ao longo do tempo e que seus autorretratos expressavam tanto a
aparência física quanto o estado emocional.
O trabalho contribuiu para a valorização da
individualidade e potencialidade dos alunos, desenvolvendo um olhar pessoal
sobre a historia de cada um.
Turmas 2º ano a e 2º ano b.
Professora Ecleia Fabiano.
Artes visuais - Direitos humanos.
Valorização da cultura
indígena.
Os
conteúdos de artes visuais proporcionaram conhecer um pouco da cultura indígena
colaborando com o enriquecimento dos saberes dos estudantes. Os alunos
compreenderam a importância da cultura indígena e sua contribuição na formação
do povo brasileiro, o que influenciou nos nossos traços e na miscigenação com o
branco e com o negro proporcionando uma enriquecedora diversidade étnico e
também cultural.
O
trabalho do povo indígena continua se destacando na arte cerâmica, trançados e
enfeites corporais. São dotados de simbologias sendo sociais ou ritualísticas,
de caráter tradicional, ensinado e passado de geração para geração.
Os
alunos realizaram uma releitura dos
traços indígenas, criando traços individuais para impressão em argila.
Os
estudantes demostraram autonomia e alegria se expressando nas atividades de
manuseios com argila e tinta e outros materiais utilizados em artes visuais.
O
trabalho com materiais reciclados também contribuiu para uma conscientização de
cuidado com o planeta .
4º anos
Artes
visuais - Direitos humanos
Valorização da cultura africana.
O
trabalho sobre a cultura africana veio de encontro com o aprendizado dos estudantes levando-os a
perceber a contribuição deste povo para a cultura brasileira em uma enormidade
de aspectos: dança, música, religião,culinárias e idiomas. Essa influência se
faz notar em muitos estados do brasil.
O
trabalho com artes visuais possibilitou aos
estudantes desenvolverem suas habilidades e potencialidades, valorizando
a autoestima através da expressão artística de cada um. O trabalho desde a
etapa inicial como colagem, escultura e pintura proporcionou aos alunos se expressaram
com desenvoltura e contentamento.
A
historia das bonecas Abayomi: símbolo de resistência e poder feminino
contribuiu para uma compreensão da historia dos escravos e dos navios
negreiros, trazendo reconhecimento e respeito pelas mulheres africanas.
O
trabalho com materiais reciclados também contribuiu para uma conscientização de
cuidado com o planeta .
5º anos
Prof. Ecleia Fabiano
Fotos diversas.
Atividade com o 5º ano.
2º anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário