Biblioteca Rejane

Ação Cultural - Menina Bonita do laço de fita - Orientação: Profª Flávia Dias Amantino
Setembro/2015
Fotos

 
 
 
Vídeo







ERA UMA VEZ UMA BRUXA....  (Maio/2015)

Contação realizada pela  Agente de Leitura Flávia Dias na biblioteca. A arte de contar história amplia o universo literário, desperta o interesse pela e estimula a imaginação. O processo de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental é importante na vida escolar do educando. Promover a leitura é um ato significativo e prazeroso. A leitura se constitui como um avanço na busca do conhecimento e do saber.

    "Era uma vez uma bruxa, Hildegarda Espinhenta das Cruzes Tortas Chulezenta da Silva, mais conhecida como Meleca. Morava em uma linda e calma floresta, mas, desejosa de viver "novas e horrendas aventuras", parte para a cidade grande. Seus olhos se encontram com tanta confusão, lixo e fumaça! Mas, coitada, seus poderes e feitiçarias não assustam nem criancinhas! Muito pelo contrário, elas riem até fazer xixi na calça de suas histórias de vampiros e esqueletos chocantes. Por pouco, Meleca não é transformada em perua por obra dos pequenos aprendizes de feiticeira. Some rápido numa nuvem negra e acaba internada num hospital para bruxas. Mas suas experiências lhe permitem abrir uma escola para os colegas de profissão, interessados nos horrores da cidade grande. A história leva a criança a refletir sobre as cidades que estamos construindo. (Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil,  v.9, 1998).







TÍTULO:   Hora do conto realizada pela agente de leitura Tany omura, com as turmas de 4º anos  a  e b  das professoras  Adriana  Mendes  e  Marisete Bortolan.
TEMA: A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO
AUTORES:  AGNESE  BARUZZI   E  SANDRO  NATALINI
OBJETIVO:  Desenvolver a capacidade de refletir sobre a vida própria e a dos outros, da imaginação, da percepção, do hábito de ouvir, de interpretar, da concentração, do gosto pelas histórias, contos, lendas, mensagens e, sobretudo adquirir o hábito da leitura.
DESCRIÇÃO:  A contação foi realizada na sala de aula, onde a agente de leitura entrou caracterizada com uma capa vermelha.  os alunos ouviram atentos e gostaram da nova versão da história, pois já estavam trabalhando o tema “chapeuzinho vermelho”  com as professoras regentes  ha várias semanas.










HORA DO CONTO REALIZADA PELA AGENTE DE LEITURA TANY OMURA, COM A TURMA  3º ANO C  DA  PROFESSORA NADIMAR.
TEMA:   MEMÓRIAS DA EMÍLIA.
OBJETIVOSDESENVOLVER a capacidade de refletir sobre a vida própria e a dos outros, da imaginação, da percepção, do hábito de ouvir, de interpretar, da concentração, do gosto pelas histórias, contos, lendas, mensagens, o desejo de escrever suas próprias memórias  e, sobretudo,  adquirir o hábito da leitura.

DESCRIÇÃO:  OS ALUNOS FORAM ATÉ A BIBLIOTECA, ASSISTIRAM AO EPISÓDIO ANTIGO E ATUAL.  DEPOIS A AGENTE DE LEITURA ENTROU CARACTERIZADA DE EMÍLIA, CANTOU E DANÇOU UMA MÚSICA INTERAGINDO COM OS ALUNOS, CONVERSOU SOBRE O LIVRO “Memórias da Emília”, LEU ALGUNS TRECHOS DO LIVRO PARA ELES, CONVERSOU SOBRE LEITURA, GOSTAR DE LER E DE OUVIR HISTÓRIAS, E TAMBÉM SOBRE O DIREITO QUE TODOS TEMOS DE ESCREVER NOSSAS  PRÓPRIAS HISTÓRIAS.  ENTÃO DISSE QUE TINHA QUE IR, POIS NÃO PODERIA PERDER A HORA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DA DONA BENTA NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO(...)


 







2 comentários:

  1. que legal eu gostei meu nomo e´. milena 2anod

    ResponderExcluir
  2. Parabéns as crianças pela apresentação, a Prof ª Flávia, e a escola pela iniciativa do projeto. Ficou muito lindo.
    Mauricio ( Pai do Coelho - LUCAS )

    ResponderExcluir