Educação e Direitos Humanos


1ª assembléia de pais e professores do ano de 2016, Vice diretora Lígia apresenta a Campanha Tira Focos da prefeitura e explica ações que serão realizadas pela escola.


Diversidade familiar - Com parte do projeto Identidade e Afetividade, professora elaborou com seus alunos da Educação Infantil cartazes representando as famílias.(março/2016)




Diversidade Humana - cartazes elaborados nas aulas de ciências. ( março/2016)


Cronograma de atividades 2016



Educação e Direitos Humanos 2016 - retrospectiva anual.



Apresentação dos trabalhos realizados em 2015
(22/03/2016 - reunião "Formação da comissão de EDH")






2015

Direitos Humanos e a alimentação

A professora Luciane na área de Ciências, trabalhou com os alunos de 4º e 5º ano o direito a alimentação.  direito à alimentação é um direito recentemente incluído na Constituição do Brasil. Passou a figurar como direito social no Artigo 6º da Constituição Federal, após a Emenda Constitucional 064/2010 que incluiu o direito à alimentação entre os direitos sociais individuais e coletivos. Em suas aulas, foram confeccionados cartazes, criados pratos saudáveis e a construção coletiva da pirâmide alimentar. 

                                               Setembro /2015




                  Trabalho realizado com as turmas dos 3º e  4º anos (tarde) sobre Curitiba, palavra indígena que tem origem dos índios Tupi-guarani, que significa “terra de muito pinhão”. Curitiba possui muitos pontos turísticos com nomes indígenas. Essa atividade faz parte de uma sequência de outras atividades que envolve a arte indígena.
                  A atividade apresentada foi realizada em várias etapas:
- Apresentação e observação dos pontos turísticos de Curitiba:
- Desenhos na folha sulfite dos pontos turísticos de Curitiba;
- Cópia dos desenhos feitos na sulfite para o isopor;
- Realização da isogravura.

                 Curiosidade: A isogravura ou isoporgravura, é uma arte baseada na xilogravura, a partir de uma matriz, permite a impressão de uma ou mais gravuras. Mesmo que não seja possível a comprovação documental de datas ou locais, não há como negar que os índios tenham sido os primeiros xilógrafos no território brasileiro. Em várias tribos usavam matrizes de madeira para imprimir desenhos ritualísticos na pele do corpo humano.          
   Objetivo: perceber a função social das manifestações da cultura brasileira.
             Conteúdo: A arte indígena, os elementos formais e sua representação simbólica na cultura brasileira.
Atividade proposta: isogravura(isoporgravura) dos pontos turísticos de Curitiba.
Profª Devani – Artes Visuais
Artes visuais (tarde)- Abril / 2015





Educação física e os Direitos Humanos - Atividades desenvolvidas pelas professoras Renata e Adriana K. 
Abril / 2015




Trabalhos relacionados aos Direitos Humanos realizado no laboratório de informática no período da tarde pela professora Patricia. Abril /2015



Painel elaborado pelos alunos da Educação Infantil sobre os Direitos da criança, orientados pela professora Nadimar. Abril /2015




Trabalhos realizados em Arte - Música direcionados pela professora Deisiane. Abril e Maio/2015





1º ano C - Diversidades

Educação Física - Direitos Humanos /2015


 







Educação e Diversidades 2014
Apresentação de trabalhos no 1º Seminário de Educação e Diversidades da SME/2014
Realizado no dia 17/11/2014 





Trabalhos sobre a Cultura africana realizados entre os meses de Março à novembro e colocados em exposição na feira do conhecimento.

                       Contos, Arte e Luta  -   1º anos, professoras Sirlei, Ecléia e Patrícia.




Atualize-se:

                               
                              





Conheça um pouco mais... clique no link abaixo:




Vídeos sobre a Cultura Africana


Breve história da Cultura Africana




Histórias infantis - A botija de ouro

Bruna e a Galinha d'Angola

O Filho do Vento

A nova África



Personalidades Negras
Clique no link abaixo para saber mais sobre as personalidades.



Calendário internacional da Cultura Negra
Clique no link abaixo.






Uma retrospectiva sobre a Diversidade e Educação Étnico racial desenvolvida na Escola Rejane desde 2002.

" Este vídeo é realimentado todo ano. Este ano (2013) ainda esta em processo de realização de atividades para postagem."


Campanha “Ajude as crianças de Guiné-Bissau”

No final do ano de 2012, o Sr. Claudio da Silva e Silva presidente da obra missionária em Guiné-Bissau apresentou o projeto que desenvolve nesse país mostrando as condições de vida dos habitantes. Sensibilizados com a situação, nossa escola resolveu então no início de 2013 , associar o projeto de valores já desenvolvido nesta unidade com a campanha “Ajude as crianças de Guiné-Bissau”em parceria com a Igreja Assembléia de Deus de Vila Americana, que situa-se no Bairro Sítio Cercado, esta parceria é somente para o envio do que for arrecadado. Esta campanha tem o intuito de arrecadar chinelos e sandálias para as crianças que vivem lá, pois passam por muitas dificuldades.
       Nossa escola, esta proporcionando aos nossos alunos, o conhecer de maneira diferenciada, mostrando que podemos ser solidários e aprender com outros povos os principais valores da vida: amor, respeito, solidariedade, humildade.
        Nossos professores por meio dos conteúdos escolares estão trabalhando sobre a África e seus países mostrando toda a riqueza que este continente possui. Mas também é necessário mostrar que em alguns países existem problemas e dificuldades ainda maiores e se podemos, vamos ajudar, pois o pouco que fazemos é muito para eles.
         Com este foco, a escola está organizando uma caminhada em prol de Guiné-Bissau no dia 26/06/2013 às 10h para demonstrar nossa solidariedade e respeito.  A concentração final da caminhada será em frente a Rua Da Cidadania do Bairro Novo, onde algumas turmas farão uma apresentação especial a comunidade em geral que também estará convidada a participar.

Infelizmente devido ao tempo chuvoso, nossa caminhada foi cancelada, mas a arrecadação continuou e foi um sucesso. 

  Professoras dos 1º anos C e D, trabalharam no mês de março a música Boi da cara preta, para enfocar os conteúdos sobre a Diversidade Étnico racial com uma versão diferenciada daquela que todos conhecemos.
Veja:


Os alunos encantados com essa versão, criaram carinhas diferentes e confeccionaram um lindo painel sobre a temática na entrada da escola.
Confira!




Atividade realizada pela Educação Infantil com a professora Devani no período da manhã.


Atividade realizada pela professora Deisiane no programa Comunidade Escola.



11 comentários:

  1. a cultura africana deve ser valorizada, pq eles foram muito humilhados..
    viviani professora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cultura africana deve ser valorizada por ser uma das culturas estruturais que formam a cultura brasileira e não porque o negro foi humilhado. O grande erro da sociedade é reproduzir uma história sem ter um olhar crítico sobre ela. O negro foi escravizado, mas se organizavam politicamente para lutarem contra a escravidão. O episódio da escravidão e da humilhação não deve ser esquecido. E nem vai ser! Mas o professor precisa passar pros seus alunos um outro lado da história, de forma a elevar a auto estima dos mesmos e não ficar toda a vida contando que o negro foi humilhado coitadinho! Gente o professor precisa mudar este discurso.

      Excluir
    2. Desde 2002, os professores da Escola Rejane trabalham com outra visão, mostrando o que realmente aconteceu na história e que os livros não contam. De formas diversas, cada professor apresenta a temática e realiza atividades mostrando a riqueza, a pobreza, a captura e os maus tratos sofridos pelos povos do Continente Africano. Nas exposições realizadas na escola, foram apresentados trabalhos que demonstram a valorização das diferenças e da diversidade, sendo que todos perante a lei são iguais e têm direito, sem qualquer distinção, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Caso tenha alguma dúvida sobre os trabalhos realizados, compareça a escola e converse com a direção. Esclarecemos que o comentário realizado em 2013, pertenceu a uma aula de explicação de como postar comentários e como eles aparecem no blog, foi apenas um exemplo dado pela professora em relação do poder que as palavras tem em sua função de escrita, a mesma, desde 2002 ministra aulas sobre este assunto e não passa a ideia de humilhação.

      Excluir
  2. este video nos ensina muito e legal mesmo adorei
    mayaraklasner 4 b

    ResponderExcluir
  3. esse video e bom para nos alunos aprender sobre a cultura africana

    ResponderExcluir
  4. esse video e bom para nos alunos aprender sobre a cultura africana

    ResponderExcluir
  5. esse video e otimo para nos aluno aprender sobre a cultura da africa parabens ;aluno matheus h

    ResponderExcluir
  6. eu gostei muitos dos videos porque isso me ensinou bastante que não tem diferença se e negro ou branco e cada um tem um, pouquinho da africa e eu gostei muito disso :p

    ResponderExcluir
  7. gostei muito dos videos porque eles ensinam e ninguem e diferente do outro mesmo sendo negro ou branco e todos nos somos seres humanos e filhos de DEUS.

    ResponderExcluir
  8. achei muito legal pq mostra a cultura dos negros eles devem ser valorizada pq eles sao filhos de DEUS.

    ResponderExcluir