quinta-feira, 28 de junho de 2012

SEP Escola - JOGOS


      Na semana de 18 a 22 de junho, as pedagogas realizaram a semana de estudos direcionados nas permanências. O tema abordado foi “Jogos”.
      Reunidos no setor pedagógico, a pedagoga explicou sobre a utilização e função dos jogos. Os professores também foram convidados a vivenciar a situação do jogar com o enfoque pedagógico, auxiliados pela pedagoga Adriana R.
    Para Piaget, o jogo é essencial na vida da criança, pois prevalece a assimilação. No jogo, a criança se apropria daquilo que percebe da realidade.
   Para Winnicott,  o brincar envolve o corpo devido à manipulação de objetos. A criatividade é fundamental e é através dela que o indivíduo sente que a vida é digna de ser vivida.
   Nesta fase de 6 a 10 anos, a criança está construindo noções de tempo, de espaço, de velocidade, já é capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade, mas com certa dificuldade de compreender questões puramente teóricas. Por isso o jogo é um grande aliado do ensino, pois possibilita de forma prazerosa o aprendizado. 
     Foi um estudo agradável.






Nenhum comentário:

Postar um comentário