sexta-feira, 5 de outubro de 2012

JORNAL: RECURSO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA.

     Com o intuito de desenvolver as habilidades leitoras dos alunos e favorecer subsídios para produção de textos adequados aos diversos contextos escolares, a professora Rosana Araujo Dias e a professora Viviani de Fátima Glok, iniciaram no início de agosto o projeto "Jornal".
     A professora Rosana levou a sala de aula, vários exemplares de jornais (Gazeta do Povo, Jornal do Bairro, Jornal do Servidor, entre outros.) para que os alunos percebessem que cada tipo de publicação e direcionada a um tipo de leitor, mostrando que as publicações podem ser mensais, semanais ou diárias atingindo um grande público de leitores pelo mundo a fora.
     Na 1ª etapa do projeto JORNAL , promoveu-se estudos sobre os conteúdos de leitura e escrita de textos jornalísticos entre os professores envolvidos no projeto.    A complexidade dos textos, levou nos a trabalhar no primeiro momento com o texto informativo, charges e textos de entretenimento, direcionados ao tema Folclore.  O professor regente, propiciou aos alunos, contato frequente com os diversos gêneros. No laboratório de informática, os alunos foram cadastrados no jornal online extra,extra, e iniciaram o trabalho pesquisando notícias histórias, vídeos... As aulas seguintes, conheceram as charges, e cada alunos elaborou uma frase sobre o folclore para inserir, postar no jornal online.
     A 2ª etapa, foi criar um jornal mural, no pátio interno da escola, para que os demais alunos acompanhassem as produções sobre o tema Folclore. Para a comunidade e pais em geral, confeccionamos um jornal impresso, entregue na saída da escola para os pais e no comércio ao redor da escola. 
    Os trabalhos ainda continuam e em novembro teremos uma nova tiragem de jornal impressa para ser entregue a comunidade. 
Acompanhe os trabalhos também pela página da escola e pelo jornal online Extra,extra. (Acesse o link no blog da escola.)

Alunos entregam aos pais no portão da escola a primeira tiragem do jornal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário