quinta-feira, 14 de março de 2013

“Um por todos e todos por um !”. Um exercício de cidadania.


               A partir da reflexão sobre direitos e deveres dos alunos na escola, alunos do 5º ano A,  vivenciaram questões de cidadania a partir da reflexão da famosa frase utilizada no Romance “ Os três mosqueteiros” – Um por todos e todos por um. Esse sem dúvida deveria ser a base da convivência em sociedade. A relação com o meio ambiente e com as outras pessoas foram a base das discussões em sala de aula, sendo lançado o seguinte desafio: que ação imediata os alunos do 5º ano poderiam realizar para exercer a cidadania?
Surgiu aí a ideia de fazer algo no espaço da Vila Tecnológica, que os próprios alunos utilizam em seus momentos de lazer e nas atividades esportivas fora do horário da escola, decidiu-se por limpar este espaço.
            Munidos de luvas de borracha, sacos de lixo e pazinha, os alunos saíram em campo com o objetivo de transformar o local em um ambiente mais agradável e limpo.
            Durante uma hora, exploraram o local em busca de lixo que prejudicasse aquele ambiente. Muitas coisas foram encontradas: butuca de cigarro, garrafas plásticas e de vidro, cacos de vidro, restos de material de construção, papéis, plásticos e até um encosto de cadeira. Ao final  um aprendizado importante: Se cada um fizer a sua parte poderemos ter um ambiente muito mais preservado e uma sociedade mais justa. Como o lema dos  três mosqueteiros: “Um por todos e todos por um”, estabelecendo ações coletivas conscientes, respeitando-se o direito do outro e entendendo seu próprio dever na sociedade contribuiremos muito para a construção de uma comunidade mais íntegra nos seus valores internos.

Relato:
“ O importante é termos feito a nossa parte e contribuído para que a Vila ficasse mais limpa e bonita, mesmo sabendo que talvez daqui há pouco tempo o lixo pode voltar pelas mãos dos próprios moradores e frequentadores da praça” – Alunos do 5º ano A.


“Será que logo não sujarão novamente? O que adiantou termos limpado? Adianta pelo fato de termos feito uma ação boa,  fizemos a nossa parte.” Aluno: Felipe – 5º ano A.

“Parabéns turma,  pela atitude. Foi uma ação muito legal pelo bem estar de todos os que frequentam a praça”  Diretora da escola: Carla.

             

            Sendo assim, viver em sociedade não é uma tarefa fácil, exige paciência, ação coletiva e reflexão.
            Não basta viver em comunidade é preciso conviver de maneira harmoniosa com as pessoas e o meio ambiente que nos cerca.
            Discutir ações de cidadania antecede ao ato de defender direitos individuais e coletivos. Não se tem direito adquirido sem o dever cumprido!
               
                                Alunos do 5º ano A -  Professora Marisete M. L. Bortolan 

                                                              Todas as fotos

Preparação para limpar a praça...

                           

                                                                   A coleta

                                                                                                    


                                                    O destino correto do lixo

                                          
                                              Alunos: 5º ano A - Professora Marisete





                             






Nenhum comentário:

Postar um comentário