sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Projeto LEGO - APRENDER FAZENDO

            O projeto LEGO contribui para o processo ensino-aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Professora  Rejane Maria Silveira Sachette – NRE BN, estimulando a criação, o raciocínio a matemática por meio de resolução de problemas e o conhecimento de alguns conceitos tecnológicos, bem como desenvolve noção de tempo, espaço e velocidade por meio da prática.            O mesmo é desenvolvido todas as terças-feiras em período de quinta hora sob orientação da professora Viviani de Fátima Glok.
             A cada encontro, os alunos exploram o material de forma criativa, aprendem fazendo, convivendo e pensando.
             O trabalho segue a linha de planejamento ofertado em vários cursos da SME, onde cada aluno possui uma função no grupo de trabalho. O grupo é composto por quatro integrantes, sendo eles: um organizador, responsável pela maleta e direcionamento das tarefas; um construtor, responsável pela montagem da atividade proposta; um apresentador, responsável em explicar o que, como foi feito e porque e o relator, responsável por escreve e anotar sobre a montagem.
              Conhecendo um pouco da história:
      “Criado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen, é fabricado em escala industrial em plástico injetado desde meados da década de 1950, popularizando-se em todo o mundo desde então.”
         O brinquedo surgiu numa pequena empresa familiar na década de 1930. Obteve sucesso na década de 1960, expandindo-se nas décadas seguintes.
          O criador, fundiu duas palavras em dinamarquês para obter o nome "LEGO": leg godt que significa "brincar bem".
         O trabalho com o LEGO possibilita infinitas possibilidades de montagens. Na educação, associamos as montagens ao conteúdo curricular de nossos alunos, utilizando-o como mais um meio de incentivo à aprendizagem e a criatividade.
          Cabe a nós educadores cada vez mais inovarmos na maneira de ensinar, buscando sempre o aprimoramento do aprender em nossos alunos.
Viviani de Fátima Glok

2013
1º projeto deste ano: Parque de diversão.
Conteúdos trabalhados: 
- Os diferentes lugares do bairro;
- Áreas de lazer em Curitiba;     
- Conceitos tecnológicos (engrenagens, alavanca e manivela);
- Orientação espacial (distância e localização);
- Proporção, tamanho, quantidade e diferenças entre as formas dos objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário