terça-feira, 19 de abril de 2016

Medidas de comprimento – Centímetro / Metro.

Inicialmente a professora Bianca do 5º ano C realizou um breve histórico sobre os sistemas de medida, com o objetivo de compreender e utilizar, de maneira produtiva e significativa, os sistemas de medida, comparando e estabelecendo relações entre as grandezas. As crianças  observaram vários materiais utilizados para medir (trena, fita métrica, metro articulado). 
Aproveitando o momento, algumas crianças se disponibilizaram a medir sua altura, assim como a largura e o comprimento da sala de aula.
Com o intuito de fixar o conhecimento, de maneira produtiva e significativa sobre medidas de comprimento, os alunos  foram explorar os locais ao ar livre para medir alguns objetos ou espaços da escola.  Cada estudante utilizou um pedaço de barbante contendo 1 metro de comprimento e uma régua de 10 centímetros, confeccionada por eles.
Este momento foi muito significativo, pois as crianças  perceberam as diferentes possibilidades de medir com o barbante, podendo dobrá-lo para obter diferente medidas.

As crianças gostaram muito e, ao final da aula, relataram suas observações demonstrando surpresa e espanto em suas descobertas.
   Profª. Bianca Juliane Z. de Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário