sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Visita do poeta Hamilton Faria

Visita do poeta Hamilton Faria

Para finalizar o trabalho da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, os alunos dos 5º anos A e B orientados pelas professoras Marisete Mª. Lemes Bortolan, Adriana Mendes e Taciane A. Mottin da Escola Municipal Professora Rejane Maria Silveira Sachette – NRE BN, receberam na manhã do dia 08 de agosto a visita do poeta Hamilton Faria.
Hamilton Faria publicou oito livros de poesia e participou de vinte antologias no Brasil e no exterior . Seu livro mais recente, minimoImenso , foi publicado pela Casa Editorial dos Omaguás em 2012. Em 2006 publicou Haikuazes pela Escrituras Editora.
Os alunos estavam eufóricos, segundo eles era a emoção de receber uma pessoa tão ilustre e famosa. Tiveram a oportunidade de ouvir Hamilton Faria declamar alguns de seus poemas; fizeram um bate papo cultural, rico em informações e conhecimentos literários; elaboraram várias perguntas e realizaram uma entrevista com o poeta.
Durante os meses de  junho, julho e agosto as professoras trabalharam vários poetas e diferentes poemas, contaram com a parceria da  agente de leitura Tany Omura da biblioteca da escola que apresentou o poeta Vinícius de Moraes aos alunos. Os alunos tiveram acesso ao material da Olimpíada entre outras ações desenvolvidas pelas professoras Marisete Maria Lemes Bortolan e Adriana Mendes, Conheceram os poemas do poeta Hamilton Faria, acessaram sua página na internet e realizaram várias atividades.
Com base nas literaturas, os alunos produziram poemas e quadrinhas, onde a turma do 5º ano B, finalizou o trabalho produzindo o livro “Pequenos poetas, grandes escritores” e o 5ª ano A produziu o poema coletivo sobre o lugar onde vivemos,  os quais foram ofertados como presente ao ilustre visitante Hamilton Faria.
               Agradecemos:
 “A todos que como eu são apaixonados pelo o que fazem e  não medem esforços para alcançar a aprendizagem de crianças tão especiais.”
“Aos alunos  do 5º ano B que se encantaram com o que para eles era tão desconhecido... os poemas”.
“A toda equipe da Escola Rejane: direção, pedagogas, professoras e funcionários que contribuíram de um jeito ou de outro para esse sonho”.
“As professoras: Taciane A. Mottin,  Deisiane de Fátima Neneve , Viviani de Fátima Glok  e Samara de França Tanello que doaram seus talentos para que os alunos do 5º ano B descobrissem os seus.”
“Ao poeta Hamilton Faria pela visita e disponibilidade”.
“As alfas do núcleo regional do bairro novo que despertam o que há de melhor em nós professores com incentivo e muito estudo.”
“Com certeza ver cada brilho no olhar dos alunos valeu a pena...”
                                                             Marisete Mº L. Bortolan

Em fim, caberá a comissão julgadora da escola auxiliar na escolha do texto para a participação da Olimpíada, haja vista o bom desempenho de todos os alunos desenvolvidos neste trabalho.



Visitantes registram uma pequena homenagem a escola. 




9 comentários:

  1. É gratificante ver o entusiasmo dos alunos ao receber o poeta.
    Um momento de cultura e inspiração para todos. Um encantado momento que espero que os alunos não se esqueçam. Profª Marisete

    ResponderExcluir
  2. Foi muito legal essa aula Giovanna e Cleverson 5 ano B

    ResponderExcluir
  3. Gostamos muito da visita do poeta Hamilton Faria.
    ass: Gabrielle e Leonardo M. do 5° ano B

    ResponderExcluir
  4. Hamilton Faria o dia que você esteve aqui foi bem interessante, legal ,divertido e etc...

    Nomes: Larissa Eugênio e Mateus Cidral

    ResponderExcluir
  5. A visita do poeta Hamilton Faria foi muito importante para nós e muito legal.
    Gabriela Londregue da Silva João Pedro Porto

    ResponderExcluir
  6. Nos gostamos muito da visita do poeta Hamilton Faria porque aprendemos a escrever poesias muito legais mais qual agente mais gostou foi a poesia sobre Curitiba Dielyn e Guilherme 5°ano B

    ResponderExcluir
  7. Foi muito legal ter conhecido o poeta Hamilton aqui na escola.

    Larissa Eugênio e Mateus Cidral.

    ResponderExcluir
  8. Eu achei o poeta muito divertido e os poemas sao muitos legais ruan e keila

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito do poeta e de tudo o que voceis fizeram Geovana e NATALI.

    ResponderExcluir